Por que não devemos usar o termo labirintite?

O termo labirintite é usado popularmente para designar qualquer episódio de tontura. Neste post vou explicar porque isso não é correto.

Labirintopatia ou vestibulopatia

O termo certo para designar doenças do labirinto é labirintopatia ou vestibulopatia. Existem as labirintopatias periféricas, que são aquelas que atingem o ouvido interno e nervo vestibular, e as labirintopatias centrais,  que atingem o sistema nervoso central (cérebro).  Existem vários tipos de labirintopatia periférica, e a labirintite é apenas uma delas e é uma das mais raras. As labirintopatias periféricas mais comuns são a VPPB (vertigem paroxística posicional benigna) e a neurite vestibular, que já foram detalhadas em posts anteriores (colocar link aki).

E o que é labirintite, afinal?????

Labirintite existe, mas é um quadro de  entrada de microorganismos (bactérias ou vírus) ou  toxinas produzidas por eles dentro do ouvido interno, normalmente oriundo de otite média (infecção de ouvido) , logo com dor de ouvido e febre precedendo a tontura. Causa perda da função do ouvido interno, ou seja, tanto do equilíbrio quanto da audição. É um quadro súbito de vertigem (tontura com sensação de rotação) incapacitante, de duração de dias,  com muitas náuseas e vômitos, sempre acompanhada de perda auditiva, que em geral é irreversível. Portanto, é um quadro muito grave e normalmente precisa de internação hospitalar para tratamento correto!!!????????

Causas de tontura

Além disso, tontura tem várias causas além das doenças do labirinto. Entre as mais comuns estão as causas metabólicas (erros alimentares, alterações de glicose e insulina, colesterol alto, triglicérides alto, distúrbios da tireóide, alterações hormonais,  anemia, entre outros), causas cervicais, causas neurológicas (como o AVC ou derrame cerebral), causas psiquiátricas, entre outros.

Então, qual é o termo correto para usar?????

O correto seria dizer que a pessoa está com crise de tontura. Simples, não é????? ????????‍♀️

A causa da tontura será diagnosticada por um médico. Após correta avaliação, o médico (em geral otorrinolaringologista) diagnosticará a causa da tontura, se é algum tipo de labirintopatia,  distúrbio de metabolismo, causa cervical, causa emocional…

Então, já entendeu, né? Nada de sair por aí dizendo que tem labirintite sem passar por consulta médica antes!!!????‍⚕️