Doutora, qual é o melhor remédio para zumbido?

remedio Zumbido

Spoiler: Não existe.

E agora? Calma, vou explicar….

Primeiro ponto: a causa do zumbido

Como vocês que me acompanham já sabem, existem muitas e muitas causas de zumbido. Portanto, como um medicamento só  resolveria todos os tipos de zumbido?

Então o primeiro passo para o tratamento do zumbido é definir sua causa.

Segundo ponto: o tratamento é mesmo com remédio?

Vocês também já viram que muitas vezes o tratamento não é com remédio, e sim com mudança de hábitos (ex: aumento leve de glicose) , fisioterapia (ex: zumbido somotossensorial), aparelho auditivo e terapia sonora (ex perda auditiva), tratamento dentário (disfunção de ATM), cirurgia (ex tumores), psicoterpia (ex ansiedade) ….

Terceiro ponto: dificuldade de avaliação

Vocês já pensaram como é difícil avaliar a eficácia de um medicamento para zumbido? É um sintoma que só o paciente sente e as outras pessoas não conseguem medir (mesmo que a acufenometria nos ajude nisso, ela pode não ser confiável, o método tem suas limitações,  o paciente pode não responder bem, pode simular, pode subestimar ou superestimar o sintoma).  E a intensidade (volume) do zumbido normalmente não é o mais importante, e sim o grau de incômodo que ele provoca no paciente, que é influenciado por muitos fatores, como ansiedade do paciente, grau de ruído no ambiente, atenção do paciente, cansaço, estresse, ganhos secundários com a doença… Normalmente, avaliamos esse incômodo através de questionários específicos, que mais uma vez pode não ser confiável, pelos menos fatores que citei para a acufenometria. Por isso, é muito comum que um único medicamento seja testado em várias pesquisas e cada uma delas chegue a uma conclusão diferente:  em umas pesquisa, o remédio faz o mesmo efeito que o placebo, na segunda pesquisa, ele é muito eficiente, e na terceira pesquisa, ele faz menos efeito que o placebo!Emoji

Quarto ponto: mesma doença, pacientes diferentes, remédios diferentes

Além disso, mesmo que vários pacientes tenham a mesma doença, não significa que vão usar a mesma medicação. Isso porque todo medicamento tem efeitos colaterais e contra-indicações específicas e cada paciente é único, com outras doenças e condições associadas e tolerância diferente às drogas e seus efeitos. Portanto, a medicação tem que ser escolhida especificamente para cada paciente, após avaliação médica do quadro completo de saúde do paciente.

Muitos fatores a serem considerados para responder uma pergunta que parece tão simples, mas que é tão difícil de responder! Emoji????

O que eu costumo responder é que não existe segredo nem fórmula mágica para tratar o zumbido. EmojiComo já disse antes, o primeiro passo é descobrir a causa (ou as causas) do zumbido. Se possível, fazemos o tratamento dessa causa, que pode ser remédio ou outras medidas (fisioterapia, psicoterapia, dieta, atividade física, tratamento odontológico etc). Se for o caso de medicação, ela será escolhida especialmente para cada paciente. Não adianta prescrever a mesma medicação para pacientes diferentes e esperar exatamente o mesmo efeito, tanto terapêutico quando colateral, porque isso não é verdade. Menos ainda esperar que o remédio do vizinho vai fazer bem pra você!

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Posts recentes

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Entre em contato:

Local de Atendimento

Endereço: Consultório, Rua Professor Benjamin Coluci 100, Juiz de Fora

Telefone principal e Whatsapp : (32) 998457-1323

Outro telefone: (32) 99945-5774

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?