CAUSAS CERVICAIS DE TONTURA-PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS

Nest post, respondo as perguntas mais frequentes sobre causas cervicais de tontura. Se quiser um texto mais detalhado, sugiro este post.

1. O QUE SÃO AS SINDROMES CERVICAIS?

São um grupo de doenças que podem gerar tontura (em seus diversos tipos), cuja lesão encontra-se no segmento cervical.

2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS SÍNDROMES CERVICAIS?

Tontura provocada por movimentos cervicais e cefálicos,  em geral associada a dor cervical e de cabeça, mais comum  após os 40anos. Também pode ocorrer zumbido, dormência em face ou membros superiores.

3. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DAS SÍNDROMES CERVICAIS?

O diagnóstico é realizado pela junção do tipo de queixa do paciente, dos achados do exame físico (contraturas e pontos dolorosos, assim como movimentos limitados e que desencadeiam sintomas de tontura), dos resultados dos exames otoneurológicos (normais ou hiperreflexia à prova calórica ou  sinais de doenças centrais) e  exames de imagem da região cervical (em geral rx, ressonância, tomografia, angiografia ou ultrassom com doppler de carótidas e artérias vertebrais).

4. QUAIS SÃO OS MECANISMOS CERVICAIS QUE CAUSAM TONTURA?

1-ESTIMULAÇÃO DO SIMPÁTICO CERVICAL POSTERIOR: O plexo cervical é um conjunto de fibras nervosas que inerva algumas partes do pescoço e tronco,  localizado na parte de trás do pescoço. Lesões de artroses cervicais (chamadas popularmente de bico de papagaio)  podem estimular esse plexo e  fazer a artéria vertebral se contrair e diminuir o sangue que chega no labirinto.

2-INSUFICIÊNCIA VERTEBROBASILAR: A estenose (diminuição do calibre) da artéria vertebral, que leva sangue para o labirinto, causa tontura, e pode pode ocorrer por alterações ósseas cervicais (osteófitos), compressão mecânica por rotação da cabeça, placas de colesterol, além das malformações
    .
    3-DISFUNÇÃO PROPRIOCEPTIVA: O proprioceptores são receptores que informam a posição do corpo no espaço, de forma consciente,  localizados nos músculos e nas articulações.Se eles são estimulados de maneira anômala, eles provocam desorientação, que é um conflito das informações vestibulares, proprioceptivas e visuais.

5. QUAIS SÍNDROMES ESSES MECANISMOS GERAM?

As principais são:
    Síndrome do simpático cervical posterior ou de Barré-Liéou
    Roubo da subclávia
    Escalenos
    Malformações da cavidade occipitovertebral
    Compressões extrínsecas
    Grisel
    Whiplash
    Kimerli-Saratini
    Síndrome da insuficiência vertebrobasilar
    Essas síndromes não serão detalhadas aqui, por serem muito específicas e exigirem conhecimentos muito complexos

6. COMO Ė FEITO O TRATAMENTO DAS SÍNDROMES CERVICAIS?

Cada uma dessas síndromes tem tratamento específico e é importante que sejam logo diagnosticadas, pois o manejo é completamente diferente das doenças do labirinto.