ACUFENOMETRIA- PERGUNTAS E RESPOSTAS

A acufenometria é um exame muito usado nos pacientes com zumbido, mas que ainda gera muitas dúvidas neles, e por isso vou falar neste post sobre qual a sua utilidade.

Este e um texto resumido. Se quiser um texto mais explicativo, clique aqui.

Figura 1- Exemplo de exame de acufenometria
  1. O que é a acufenometria?

    A acufenometria é um exame que busca medir o zumbido do paciente.

  2. Como a acufenometria é realizada?

    O paciente entra na cabine de audiometria e o profissional (em geral fonoaudiólogo)  apresenta vários tipos de sons para o paciente decidir qual é o mais parecido com o que ele escuta. Depois, o som escolhido é apresentado em várias intensidades (“volume”) para o paciente dizer qual é a mais parecida com o que ele ouve.

  3. O que mais esse exame pesquisa?

    Também é pesquisado  como o zumbido do paciente pode ser mascarado, ou seja, qual ruído e em qual intensidades (“volumes”) o paciente para de escutar mais o zumbido. Isso é muito importante para a terapia sonora.

  4. Qual é sua desvantagem?

    É um exame subjetivo, porque depende de o paciente colaborar e conseguir identificar bem o tipo de som e a intensidade do zumbido, e de o profissional apresentar bem os ruídos, fazer a técnica correta do exame e ajudar o paciente.

  5. Qual é a maior utilidade da acufenometria?

    A sua maior utilidade é para monitorar o zumbido.

  6. Quando esse exame é solicitado?

    Normalmente é solicitado antes de se iniciar um tratamento e periodicamente durante o tratamento, para poder comparar como o zumbido está evoluindo com a terapia realizada.
    Mostrar esses exames motiva muito o paciente, já que os tratamentos em geral são longos e as mudanças são lentas, então o paciente muitas vezes não nota as mudanças sem a ajuda dos exames.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Um comentário em “ACUFENOMETRIA- PERGUNTAS E RESPOSTAS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: