Dra, como me preparo para consulta de zumbido e tontura? Dicas rápidas

Neste post, vou dar dicas rápidas de como se preparar antes da consulta específica de tontura e/ou zumbido. Se você quiser um texto mais rápido sobre este assunto, clique aqui.

1- Tente descrever o seu sintoma da forma mais detalhada possível. Se for zumbido, tente descrever o som que escuta (ex: grilo, motor de geladeira, bater de asa de insetos, apito, pulsação, martelo). Já se for tontura, tente descrever sua sensação (ex: é como se tudo rodasse, ou se você tivesse com a cabeça oca/leve, pisando em ovos, flutuando, desequilibrando, andando em zigue-zague, ou vista escurecendo, sensação de desmaio ou perda das forças etc)

2- Preste atenção na duração do seu sintoma. Há quanto tempo está sentindo?

3- Como começou seu sintoma? Foi subitamente ou foi aparecendo aos poucos, devagarzinho? Foi após algum evento importante (ex? acidente, cirurgia, trauma psicológico, tratamento de outra doença etc)

4- Como ele evoluiu? É constante ou vai e volta? Quando aparece, fica por quanto tempo antes de sumir?

5-Já reparou em algo que faz o sintoma melhorar ou piorar? Preste atenção principalmente no silêncio, ambiente ruidoso, nervosismo, horário do dia, movimentos de cabeça e pescoço, dor na cabeça, pescoço e ombros, posição (deitado, para qual lado, sentado, em pé, durante o trabalho ou durante atividade física), período menstrual, bruxismo, alimentação, jejum prolongado, cansaço.

6- Tem alguém na família com sintomas parecidos, principalmente se for perda auditiva? Se sim, pergunte a esse familiar qual é o diagnóstico dele, porque pode ser o seu.

7- Preste atenção no quanto esse sintoma impacta na sua vida. Atrapalha o sono, ou o trabalho, ou suas atividades sociais ou uma atividade específica? Ou você só quer tirar alguma dúvida e se tranquilizar?

8- Já fez algum tratamento ou consulta anterior para esse mesmo sintoma? Leve as medicações que usou, exames que realizou e relate os efeitos do tratamento.

9-Já usou alguma medicação ou suplemento por conta própria? Também é importante levar para a consulta.

10- Você toma algum remédio ou suplemento diariamente para outra doença ou condição (mesmo que seja medicação natural ou não receitada por médico)? Leve o nome das medicações, a dosagem e o tempo de uso.

11- Também leve seus últimos exames de sangue. Outros exames que não são específicos para ouvido mas  que podem interessar são exames de coluna cervical e crânio (seja rx, tomografia, ressonância), ultrassom de região cervical e carótidas.  Importante acrescentar que exames não vão para o lixo! Guarde todos!

12- Saiba informar seu histórico médico geral (cirurgias, internações, alergias, tratamentos odontológicos, alterações ortopédicas, tratamentos psicológicos e psiquiátricos, doenças da infância)

Seguindo esses conselhos, sua consulta fica mais rápida, mais objetiva e o médica chega a seu diagnóstico e tratamento mais facilmente.

Um comentário em “Dra, como me preparo para consulta de zumbido e tontura? Dicas rápidas