Qual é o jeito certo de limpar o ouvido?Pode usar cotonete?

Limpeza externa

A cera (ou cerume ou cerúmen) do ouvido é produzida dentro do canal auditivo, mas ela também é expulsa por um mecanismo próprio desse canal, basicamente através de cílios que “varrem” a cera de dentro para fora do ouvido.

Importante saber que a cera tem mecanismos de proteção do ouvido, tanto lubrificante, quanto bactericida e cicatrizante, evitando infecções, entrada de insetos e facilitando a recuperação de pequenos machucados. Ou seja, ela é necessária para o correto funcionamento do ouvido. Só devemos retirar cera quando ela está em excesso, entupindo o canal auditivo e causando sintomas de dificuldade de escutar, sensação de água no ouvido, pressão no  ouvido ou zumbido.

Portanto, em casa devemos limpar apenas essa cera da parte externa, o que pode ser feito com a toalha de banho, por exemplo. Até podemos usar cotonete, mas só na parte de fora do ouvido, nunca colocando dentro do canal do ouvido.

Cotonete

Quando usamos cotonete dentro do canal do ouvido, atrapalhamos o funcionamento desse sistema de transporte de cera, porque o cotonete empurra a cera de volta para dentro do ouvido. Além disso, temos que lembrar do risco de trauma de ouvido pelo uso de cotonete, tanto pela força que usamos, quanto pelo risco de acidente (alguém encosta em você sem querer e o cotonete entra profundamente no ouvido).

Quando ficamos com ouvido tampado por longos períodos, como quem usa protetor auricular no trabalho, quem usa aparelho auditivo e quem usa fone de ouvido muitas horas por dia, também atrapalhamos o transporte da cera pra fora do ouvido. Porém, nos casos do protetor auricular e aparelho auditivo, devemos manter o uso desses equipamentos mesmo assim, pois o benefício é maior que o risco. Agora, devemos diminuir o uso do fone de ouvido.

Limpeza interna

A limpeza da parte interna do ouvido só deve ser realizada por médico otorrinolaringologista, pois só com os conhecimentos dele, seu treinamento e seus equipamentos é que esse procedimento se torna seguro e, claro, completamente eficaz. Visualizando bem o ouvido conseguimos retirar toda a cera sem machucar nada .

Jogar água com seringa em casa, colocar álcool ou óleo, tentar tirar com grampo de cabelo, cabo de óculos, nada disso é seguro.

Quando tenho que fazer a limpeza do ouvido ?

Como disse antes, a cera é necessária para o adequado funcionamento do ouvido. Só devemos retirar cera quando ela está em excesso, entupindo o canal auditivo e causando sintomas de dificuldade de escutar, sensação de água no ouvido, pressão no  ouvido ou zumbido.

A quantidade de cera produzida é geneticamente determinada, assim como a velocidade de crescimento do cabelo e das unhas, por exemplo. Então, isso depende da família e não conseguimos modificar.

Por isso, a necessidade de limpeza de ouvido no consultório varia bastante de pessoa para pessoa, de acordo com fatores genéticos e dos hábitos de cada um (uso de fone de ouvido, protetor auricular, aparelho auditivo), e não existe uma regra, uma recomendação geral sobre o  tempo para limpeza de ouvido que se aplica a todas as pessoas.

A orientação médica é aguardar sentir algum incômodo, em geral sensação de ouvido entupido ou que está escutando menos, e ir consultar logo que senti-lo. É claro que o próprio paciente acaba percebendo o intervalo médio de necessidade de limpeza do seu próprio ouvido e muitas vezes passa a se programar para isso. Nesses casos, não há problema nenhum em fazer a limpeza antes de sentir algum sintoma.

Como é feito o procedimento?

A remoção da cera pode ser feita de 3 modos: lavagem de ouvido, aspiração da cera e retirada com pinças. Os 3 métodos são igualmente eficazes e a escolha entre eles é de acordo com o tipo de cera e preferência do médico e do paciente. Em geral, são procedimentos confortáveis, sem dor, sem necessidade de preparo ou cuidados especiais após a realização.

No caso da lavagem de ouvidos, é injetada água ou soro morno em pressão adequada dentro do ouvido, o que expulsa a cera. É melhor para quantidades muito grandes de cera.

A aspiração, com o nome diz, é feita com um aspirador que suga a cera. Em geral, é usada nos casos de cera mais líquida.

A cera ainda pode ser retirada através de uso de pinças, principalmente nos casos de cera mais dura.

Precisa usar cerumin antes da lavagem?

Depende. Se a cera estiver muito dura, pode ser que precise, mas na grande maioria das vezes, conseguimos retirar toda a cera sem precisar do cerumin. Eu, pessoalmente, sempre tento fazer o procedimento no dia que o paciente chega, até por questão de praticidade, mas um caso ou outro precisa retornar para terminar a remoção após usar cerumin.

Dra, eu produzo cera demais! Por que isso acontece?

Agora, quem diz que produz cera demais  normalmente é quem vê muita cera saindo quando limpa o ouvido por fora, mas isso não é um bom parâmetro. Pense comigo: se está saindo bastante cera pra fora do ouvido, não vai sobrar nada na parte interna, né? Ou seja, a parte interna está ótima!

Pq o ouvido entope na piscina?

Quando a orelha está com pouca cera e mergulhamos, a água entra no ouvido e logo depois sai, sem nenhum problema. Porém, quando há grande quantidade de cera no ouvido, essa cera absorve a água que entra no canal do ouvido, aumenta seu volume e dá a sensação de ouvido entupido, que não passa minutos depois. Para resolver isso, precisamos remover a cera no consultório médico.

Dicas para a higiene dos ouvidos

1-Limpe a orelha externa com toalha após o banho

2-Nunca use cotonete ou qualquer outro objeto dentro do ouvido

3-Não pingue nenhum líquido dentro do ouvido (água oxigenada, álcool, óleo…)

4- Só use medicação dentro do ouvido com prescrição médica.

Existem medicações próprias para serem pingadas no ouvido, mas

5-Vá ao otorrino sempre que sentir ouvido entupido ou dor ou coceira.