PERGUNTAS E RESPOSTAS- MAL DO DESEMBARQUE

Você já saiu de uma viagem de barco e continuou com a sensação de estar balançando? Isso pode ser mal do desembarque.

Este é um texto objetivo, mas você também pode ler o texto completo.

1. O que é mal do desembarque?

Trata-se da sensação de sensação de balançar e sacudir, após exposição a movimentos passivos, como navios (mais comum), mas também pode ocorrer com avião, carro e ônibus. Mais raramente pode ocorrer de maneira espontânea, ou seja, sem relação com movimentos, sendo descrito na literatura após parto, estresse elevado, cirurgia etc.

2. Há outros sintomas?

Náuseas, além de intolerância a movimentos visuais, como jogar videogame, assistir filmes de ação ou mudanças rápidas no ambiente visual,  e vertigem visual.( ver post específico)
    Muitos pacientes desenvolvem depressão e ansiedade em razão  das mudanças no estilo de vida exigidas pelos sintomas

3. Quando esses sintomas são considerados doença?

Pode ocorrer de forma transitória, com duração de menos de 48h, mas é considerado doença quando dura mais de 3 dias.

4. Em quem o mal de desembarque é mais comum?

Predomina em mulheres entre 40 e 50 anos e com enxaqueca.

5. Qual é o tratamento para o mal do desembarque?

Os tratamentos mais recomendados atualmente são os benzodiazepínicos (calmantes), inibidores da recaptação de serotonina (antidepressivos), além de reabilitação vestibular, neuromodulação e estimulação elétrica transcraniana.

Um comentário em “PERGUNTAS E RESPOSTAS- MAL DO DESEMBARQUE