Sua orelha descama e coça muito? Pode ser eczema ne orelha.

Esse é um termo amplo para designar várias doenças dermatológicas (da pele) que podem afetar o ouvido. As mais importantes são dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborréica (caspa) e psoríase. 

Todas provocam coceira crônica e intensa do ouvido, além de vermelhidão e inchaço no local.

A dermatite atópica é crônica, com períodos de exacerbação (piora),inicia-se na infância, normalmente tem lesões em outras áreas do corpo, como face e pescoço,   e história familiar ou pessoal de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma ou dermatite. 

A dermatite de contato pode ser  causada por um fator  irritante ou alérgico, como os metais de brincos e piercings, e provocam sinais mais  localizados que a dermatite atópica, principalmente de vermelhidão, com coceira intensa no início e pode deixar a pele grossa ao longo do tempo.

Essas duas doenças exigem a identificação e retirada do fator causador para sua cura. 

A dermatite seborréica  não tem história de alergia associada, e sim de caspa, ou seja, descamação seca e difusa  no couro cabeludo, nas sobrancelhas ou outras áreas do corpo que tenham pêlos. 

Essas doenças são tratadas com medicação aplicada no local, especialmente os corticóides. A caspa pode ser controlada com xampus específicos (a base de sulfeto de selênio ou zinco) e agentes queratolíticos, já a dermatite atópica pode ser controlada com anti-alérgicos em comprimido associados à pomada.

A psoríase é uma doença dermatológica autoimune, complexa, com vários tipos e com descamação bem mais acentuada e de outras áreas do corpo, mas que também pode acometer as orelhas e exige tratamento especializado (dermatologista).

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: