Como é feita a investigação da tontura?

A investigação da tontura é feita em consulta médica. Primeiro o paciente fala das características da tontura dele (como é a sensação de tontura, quanto tempo dura, fatores de melhora ou piora da tontura, se é contínua ou em episódios separados, quando começou, se começou subitamente ou progressivamente). Também é questionado quanto a outros sintomas associados, como dor de cabeça, zumbido, perda auditiva, sensação de ouvido entupido, perda de consciência, tremores, incoordenação dos movimentos, convulsões e etc. Depois o médico vai pedir para o paciente falar sobre as limitações que a tontura causa na vida do paciente ( se atrapalha uma atividade específica, se deixa o paciente completamente dependente). Também é perguntado se o paciente já fez algum tratamento antes e qual resultado ele obteve.

De acordo com esses dados, o médico vai pensar nas doenças mais prováveis de causar seus sintomas e solicitar exames adequados para o seu caso. Os principais exames solicitados são:

-exames de sangue;

-vectoeletronistagmografia;

-v-hiit;

-audiometria;

-exames de coluna cervical;

-vemp

-ressonância de crânio.

Só depois desses exames, o médico vai dar o diagnóstico do tipo de tontura do paciente, e aí sim começa o tratamento