Será que toda dor na face é sinusite?

Quem aqui diz que está com sinusite quando sente dor na face e outros sintomas gripais (nariz entupido, catarro, corpo ruim)? É uma cultura muito forte, mas não é verdadeira.  Essa dor pode ser resfriado comum, rinite alérgica,  gripe e agora covid (sim, é um sintoma muito comum de covid).

Simplificadamente, o resfriado tem poucos dias de sintomas (5-7 dias), melhora espontaneamente, com coriza (secreção nasal transparente), sem febre ou subfebril ou febre baixa, além de dor de garganta, nariz entupido, dor no corpo. É causado por vírus e melhora só com sintomáticos.

Já  o quadro clássico de sinusite aguda bacteriana começa como um resfriado, mas se prolonga por mais de 10 dias, evoluiu com catarro tipo pus (amarelo, ou verde, bem grossa), muitas vezes só de um lado, que pode descer para a garganta, febre mais importante, dor na face mais acentuada, e também é comum dar dor no dentes. Como é causado por bactérias, precisa de antibiótico para ser tratado. É raro, mas pode complicar com infecção no olho e no cérebro.

A gripe, também é causado por vírus, mas tem quadro mais acentuado que o resfriado, com febre mais alta, tosse produtiva, pode chegar nos pulmões e causar pneumonia. Pode ser necessário usar antivirais.

Já a rinite alérgica tem quadro típico de muitos espirros e coçeira no nariz e nos olhos, lacrimejamento, nariz entupido, mas em geral sem prostração nem febre. É recorrente (volta várias vezes), desencadeado por exposição a poeira doméstica, animais, fungos, pólen ou outra coisa a qual o paciente tenha alergia. O tratamento é com antialérgicos.

Para os curiosos de plantão, a sinusite aguda bacteriana tem critérios diagnósticos bem definidos pela EPOS (sociedade europeia de sinusite):

•início súbito de dois ou mais sintomas, um dos quais deve ser bloqueio / obstrução / congestão nasal ou secreção nasal (gotejamento nasal anterior / posterior):

•± dor / pressão facial

• ± redução ou perda de olfato por <12 semanas; com intervalos livres de sintomas.

Esses critérios são usados quando não é possível fazer exames radiológicos nem consulta otorrinolaringológica. Quando possível,  a rinossinusite em adultos é definida como:

• inflamação do nariz e dos seios paranasais caracterizada por dois ou mais sintomas, um dos quais deve ser bloqueio/ obstrução/congestão nasal ou secreção nasal (gotejamento nasal anterior/posterior):

± dor/pressão facial

± redução ou perda do olfato e

• sinais endoscópicos de:

– pólipos nasais e / ou

– secreção mucopurulenta principalmente do meato médio e / ou

– edema / obstrução da mucosa principalmente no meato médio e / ou

• alterações na TC:

– alterações da mucosa dentro do complexo ostiomeatal e/ou seios.

Viu que o diagnóstico é um pouco mais complexo do que diz a tradição popular? Para isso, o otorrino é o profissional mais bem preparado para fazer o diagnóstico e o tratamento.

Dra Kenia Assis Chaves

Médica otorrinolaringologista