Isso é um assunto muito buscado aqui na internet e já atendi pacientes de muitos estados que chegaram até mim por causa deste assunto.
Sintomas
Pacientes com vertigem visual queixam tontura quando estáo em ambientes com muita informação visual, ou seja, muito iluminados (com shoppings, hospitais e supermercados), com luzes piscando (como boates) e com certas estampas de paredes.
Em geral, pacientes não reclamam de tonturas em outras situações, principalmente dentro de casa
![Conheça os 10 maiores FIIs de shopping da Bolsa brasileira](https://files.fiis.com.br/uploads/FIIs-de-shoppping-scaled.jpg)
![Quais os produtos que mais vendem no supermercado e como organizá-los?](https://www.safol.com.br/storage/app/uploads/public/e82/94c/eb4/thumb__800_0_0_0_auto.webp)
![Papel Parede Geometrico Dourado decoração Sala Quarto 2,5M em Promoção na Americanas](https://images-americanas.b2w.io/produtos/5127542157/imagens/papel-parede-geometrico-dourado-decoracao-sala-quarto-2-5m/5127542211_1_large.jpg)
História
A vertigem visual pode aparecer sozinha, ou ser um sintoma da TPPP (tontura postural perceptual persistente, que será abordada em outro texto) ou durante a recuperação de qualquer doença do labirinto, o que é mais comum e por isso vou descrevê-la.
O nosso equilíbrio é feito através de 3 sistemas principais: labirinto (que está no ouvido interno), visão e propriocepção (sistema relacionado ao tato que faz com que saibamos a posição do nosso corpo mesmo de olho fechado). Normalmente desses 3 sistemas, o labirinto é o mais usado, mas quando estamos com alguma doença do labirinto, tendemos a usar mais a visão para tentar compensar nosso equilíbrio. Esse processo ajuda a recuperar o labirinto, mas provoca tontura em ambientes com poluição visual, principalmente aqueles com muitas luzes, principalmente quando elas piscam ou se movimentam, além de ambientes com estampas com listras finas e alto contraste.
Existem pessoas que possuem preferência visual, ou seja, mesmo sem ter tido nenhuma doença prévia do labirinto, sempre preferem as informações visuais em relação às informações labirínticas, e por isso têm os mesmos sintomas.
Consequências
Com a evolução da doença, os sintomas podem ser tão fortes que os pacientes evitam ir aos ambientes onde têm tontura, passsam a ficar ansiosos quando percebem que precisam frequentá-los ou que estão ficando com muitas limitações de ambientes, e/ou têm crises de tontura tão fortes que imitam crises de síndrome do pânico.
Diagnóstico
Todos os exames do labirinto estão normais no caso da vertigem visual, como a vectoeletronistagmografia e o v-hit, além dos exames de imagem (ressonância e tomografias do ouvido e do crânio). Por isso, o diagnóstico é feito através dos sintomas e da história do paciente.
Existe um exame, chamado de posturografia, que pode dar esse diagnóstico, porém ele ainda é pouco disponível no nosso país.
Tratamento
O tratamento é feito através de 3 pilares:
- Reabilitação vestibular, mas sempre com estímulos visuais;
- Remédios ou suplementos: para manter o sistema vestibular trabalhando adequadamente;
- Psicoterapia: a ansiedade surge como consequência da tontura crônica e da incapacidade do paciente de ir em determinados ambientes, por isso precisa ser tratada para o alívio do sintoma de tontura.
Dra Kênia Assis Chaves
CRMMG 52018
RQE 33072