Quer saber porque o zumbido é tão importante e porque as pessoas reclamam tanto desta condição? Neste post você vai entender porque o zumbido afeta tantas áreas da vida do paciente.
O zumbido pode causar muitos efeitos além dos auditivos. Isso porque as vias nervosas da audição têm conexões com o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções e com o córtex cerebral, responsável pelo nosso pensamento, nossa cognição, estado de alerta, capacidade de aprendizado e pela tomada de decisões.
Além disso, o zumbido atrapalha muito o sono, porque fica mais evidente no silêncio, que costuma nos acompanhar na hora de dormir, e deixa o cérebro em alerta, impedindo que ele entre em estado de indução do sono.
Por isso, é comum que os pacientes se queixem de sintomas como irritabilidade, depressão, ataques de pânico, estresse, insônia, cansaço crônico, dificuldade de concentração, dificuldade de aprendizado e perda de memória.
Pode chegar ao ponto de ter dificuldade de socialização e até fobia social. Alguns pacientes falam que mudaram completamente seus hábitos sociais, seus comportamentos, e até mesmo sua personalidade!
Por isso é importante identificar e tratar rapidamente o zumbido, de preferência antes que todas essas consequências se instalem. Mesmo se isso já tiver acontecido, ainda há tratamento, que, apesar de muito mais trabalhoso, é ainda mais importante para te devolver a qualidade de vida que existia antes do zumbido.
Dra Kênia Assis Chaves
Médica Otorrinolaringologista
CRMMG 52018
RQE 33072