As doenças tratadas pela otorrino podem surgir em qualquer fase da vida, sendo fundamental o acompanhamento desde a infância até a terceira idade, para ver se está tudo bem com o ouvido, nariz e garganta, e prevenir possíveis doenças.
Com os recém-nascidos, é preciso ter atenção às malformações congênitas e à perda auditiva, realizando, ainda na maternidade, o teste da orelhinha no bebê.
As crianças, por sua vez, necessitam de uma atenção especial com os corpos estranhos introduzidos acidentalmente nos ouvidos e no nariz, causando machucados e, por vezes, consequências ainda mais graves.
Já na fase adulta, são investigadas, entre outras enfermidades, disfonias em pacientes que usam a voz como instrumento de trabalho, como cantores e professores, e neoplasias (tumores) nos pacientes fumantes.
Na terceira idade, é investigada, principalmente, uma das queixas mais comuns durante essa fase da vida: a perda de audição.
Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas citados, agende um horário com a otorrinolaringologista.
🤔Dúvidas?
📣Fale com a dra Kênia
✅Dra Kênia Chaves
🏥Médica Otorrinolaringologista
👍CRMMG 52018 / RQE33072
📍Rua Professor Benjamin Colucci, 100, Passos, Juiz de Fora MG
☎️(32) 3215-7064
☎️(32) 3313-6007
ORIENTAÇÕES PARA OS FAMILIARES DOS PACIENTES COM TONTURA E ZUMBIDO
Recebo diariamente perguntas dos familiares e acompanhantes dos pacientes sobre como eles podem ajudar no tratamento de seus entes queridos. Abaixo eu listo algumas atitudes