O QUE E ADENÓIDE?

A adenóide ou tonsila faríngea ou tonsila nasofaríngea é uma órgão que temos no atrás do nariz, ou melhor, entre o nariz e a garganta, que tem a função de proteção contra infecçòes respiratórias , assim como as amígdalas (chamados de tecido linfóide secundário). 

Como ficam na entrada do nosso sistema respiratório, eles recebem todos os germes que respiramos, e já os processam, ou matando ou criando anticorpos contra eles. Essa função é ainda mais importante nas crianças .

Todas as pessoas têm esse órgão, sendo maior nas crianças, mas normalmente ela começa a diminuir o tamanho e função depois de 5-7 anos de idade, e nos adultos ela já é quase invisível. 

QUANDO PRECISO OPERAR/RETIRAR A ADENOIDE?

 As principais indicações de cirurgia de retirada da adenóide são: crescimento exagerado, causando obstrução nasal, otite média serosa e adenoidite crônica (com consequente sinusite crônica nas crianças).

A adenóide pode crescer muito nas crianças, a ponto de obstruir a passagem de ar e causar roncos e respiração pela boca. 

Também pode acontecer de esse crescimento da adenóide entupir as tubas auditivas, que são canais de ligação entre o nariz e o ouvido, e causar otite média serosa, ou seja, acúmulo crônico de catarro nos ouvidos, o que provoca perda de audição e sensação de ouvido entupido. 

Além disso, pode acontecer de a adenóide não conseguir barrar as infecções e ocorrer proliferação de microorganismos dentro dela, o que é chamado de adenoidite, que pode ser aguda (tratada com antibióticos) ou crônica, que é tratada com cirurgia, e é a principal causa de sinusite crônica em crianças.

COMO SABER SE TENHO A ADENOIDE GRANDE?

A adenóide é vista através de videoendoscopia nasal ( também chamada de fibronaso ou videonaso), exame de filmagem do nariz realizado em consultório, ou através de tomografia da face. O rx já foi muito utilizado, porém hoje sabemos que ele não é um bom exame para esta finalidade. 

EXISTE MEDICAMENTO PARA TRATAR A ADENOIDE?

Podemos tentar diminuir a adenoide com medicação, principalmente os corticoides nasais (budesonida, ciclesonida, mometasona, fluticasona etc), principalmente quando há rinite alérgica associada. Porém, cada pessoa responde de uma maneira e nem sempre esse tratamento é efetivo, além de precisar de um tempo maior (pelo menos 3 meses) para agir.

A ADENOIDE CRESCE JUNTO DAS AMÍGDALAS?

Como esses dois órgãos têm a mesma função de proteção contra infecções respiratórias, ‘e comum que as doenças afetem os dois ao mesmo tempo e por isso na maioria das vezes tratamos os dois juntos (seja com medicamento ou com cirurgia)

COMO É A CIRURGIA DE RETIRADA DE ADENÓIDE E DE AMÍGDALAS?

A cirurgia dura em torno de 40min, feito com anestesia geral. A alta normalmente é no mesmo dia da cirurgia.

PREPARO PARA A CIRURGIA

O paciente faz exames de sangue, rx de tórax, além de avaliação do anestesista e cardiologista, para avaliar se tem alguma doença  ou se precisa de algum cuidado especial. O cirurgião também avalia se precisa de alguma medicação antes da cirurgia.

PÓS OPERATORIO

Alimentação

O paciente só pode comer alimentos líquidos e pastosos por uma semana, sendo gelados ou frios nos primeiros dias.

Dor

Esta cirurgia tem dor importante e precisa de analgésicos mais potentes nos primeiros dias. 

Muitas vezes tem pontos na garganta, mas que caem sozinhos.

Retornos

O paciente normalmente retorna a consulta em 1 semana e 3 semanas da cirurgia, que costuma ser a alta da cirurgia.

Atestado e atividades físicas no pos operatorio

Em geral, a pessoa fica afastada do trabalho por cerca de 14 dias após a cirurgia. 

Paciente não fica em repouso absoluto em nenhum momento, sendo estimulado a andar e manter suas atividades normais dentro de casa (não fica dependente de outra pessoa). Só as atividades físicas, como pegar peso, subir muitos lances de escada, caminhar longos trajetos, que devem ser evitadas nos primeiros 14 dias. Depois de 15 dias, atividades físicas leves são liberadas, como caminhadas. Depois de 30 dias, as atividades físicas intensas são liberadas, como musculação e esportes em grupo.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Posts recentes

HIPOFUNÇÃO VESTIBULAR BILATERAL

A síndrome vestibular bilateral ou arreflexia vestibular bilateral ou hipofunção vestibular bilateral é a perda total ou parcial da função de equilíbrio das duas orelhas

Ler mais »
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com minha equipe