Zumbido -Perguntas e respostas

1-O QUE É ZUMBIDO?

Qualquer som que se escuta mas não existe no ambiente é chamado zumbido (e seus outros nomes: acúfeno ou  tinnitus) e pode ser percebido em um ouvido só, em ambos, ou no meio da cabeça. Cada pessoa descreve o som ouvido de uma maneira (chiado, panela de pressão, grilo, pulsação, cigarra, bater de asas etc). Pode ser constante,  intermitente (vai e volta repetidamente) ou pode ocorrer apenas em situações específicas (ex: silêncio).

2-QUAIS AS CAUSAS PRINCIPAIS?

É considerado um sintoma de alteração nas vias auditivas, que pode ter diversas causas, desde de doenças próprias da cóclea, como perda auditiva, até doenças que afetam o ouvido secundariamente, como medicações, doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, odontológicas e psiquiátricas. 

3-QUANDO DEVO PROCURAR AVALIAÇÃO MÉDICA?

Qualquer zumbido que perdure mais de horas ou dias deverá ser avaliado por um otorrinolaringologista, que é o médico especialista em ouvido e, portanto, em zumbido. Quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maiores as chances de cura. Porém alguns tipos de zumbido tem potencial de serem devidos a doenças mais graves, que são: zumbido pulsátil (sensação de pulsação dentro do ouvido, no mesmo ritmo do coração), zumbido de um lado só, zumbido constante (que nunca para de ser ouvido), zumbido que atrapalha o sono e atividades diárias (trabalho, estudo, capacidade de concentração). 

4-PORQUE ELE INCOMODA TANTO? O ZUMBIDO MAIS ALTO É O QUE MAIS INCOMODA?

Quando um som é percebido, pode ser rapidamente ignorado (ex.: som do ar condicionado, barulho de pessoas conversando do seu lado ou o próprio zumbido), o que é chamado de habituação. Algumas pessoas, contudo, associam esse som a fatores negativos​, tais como: medo de tumor cerebral, perda auditiva ou de piora progressiva, dentre outros; e, quanto mais se preocupam e se concentram em sua presença, mais evidente ele se torna. Portanto, o grau de incômodo do zumbido não é proporcional a intensidade do som, e sim ao significado que a pessoa dá ao som.

5-TEM TRATAMENTO?

Sim, todo zumbido tem tratamento. Mas para isso é necessário:

1- Conhecer a causa do zumbido

2- Tratar a causa do zumbido

3-Aconselhamento: explicar o que é o zumbido, entender os medos do paciente ,para conseguir mudar o significado que o paciente deu ao zumbido

4-Habituação: cérebro para de dar atenção ao zumbido, e pessoa para de se incomodar e por fim para de perceber o zumbido.

Dra Kênia Assis Chaves

CRMMG 52018

RQE 33072

Marque sua consulta:

Kenia Assis Chaves - Doctoralia.com.br

Posts recentes

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com minha equipe