Você sabe como é cóclea?

A parte anterior do ouvido interno é responsável pela audição e composta pela cóclea, que tem a estrutura semelhante a um caracol, com um canal que dá 2 voltas e meia sobre seu eixo. Já falei sobre a parte posterior do ouvido, o labirinto, responsável pelo nosso equilíbrio, neste outro post.

Ela é divida em 3 “túneis” cheios de líquido: a rampa timpânica, média e vestibular.  A rampa média é a mais importante, já que abriga o órgão de Corti, que é a menor estrutura responsável pela audição. Ele contém as células ciliadas, que detectam os sons e os enviam através de impulsos elétricos para o nervo auditivo que , por sua vez, se junta ao nervo vestibular e forma o nervo vestibulococlear.

Um conceito importante é da tonotopia da cóclea, o que significa que cada parte desses órgão é responsável por uma faixa sonora específica de frequência sonora.A parte mais inferior (espira basal- primeira volta)  é responsável pelos sons agudos e as partes mais altas (espira apical- última volta) pelos sons graves

 A composição do líquido dentro do órgão de corti é regulada pela estria vascular, órgão que leva sangue e nutrientes necessários para o seu correto funcionamento. Sua composição pode ser alterada por doenças metabólicas, como hipotireoidismo e diabetes, o que pode causar zumbido.

Dra Kênia Assis Chaves

Médica Otorrinolaringologista

CRMMG 52018

RQE 33072

Quer agendar uma consulta? Acesse nossa página de agendamento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: